Homenagens


Faço aqui uma homenagem póstuma a duas personalidades que fizeram história cada uma a seu modo e em seu meio de profissão e mais do que nunca incorporam o espírito do “pior é a guerra” icorporado neste blog.
O primeiro trata-se do maior jogador de futebol antes da era Pelé: o húngaro Ferenc Puskas. Líder do forte escrete húngaro – maior selecionado de futebol de sua época, Puskas só não ganhou Copa do Mundo. Perdeu a final de 54 para a Alemanha. Até aí, já era um motivo pensar que “pior é realmente a guerra”.
O “pior”, porém, viria com desentendimentos do craque(que fazia parte do exército nacionalisto húngaro) com o governo comunista de seu país, sob forte pressão soviética. A solução foi fugir para a Espanha, aonde lideraria o Real Madrid ajudando a montar um dos melhores times do mundo com Di Stefano. Puskas só voltaria à Hungria após a dissolução do regime, onde retomaria o posto de herói nacional e serviria de exemplo.Morreu aos 79 anos, de Mal de Alzheimer.
O segundo é o diretor norte-americano e um dos maiores incentivadores do cinema independente, Robert Altman. O “pior é a guerra” vem justamente de um de seus filmes mais célebres: a comédia de humor negro M.A.S.H(1970). O filme parodia a incômoda situação da Guerra do Vietnã, presente à época, sob a ótica da Guerra da Coréia, em 1952. Relata o cotidiano de cirurgiões médicos encarando a vida de maneira cômica , diante do horror das mutilações e carnificina humana. A lógica é a mais que acertada: “Faça amor(humor), não faça a guerra”. Altman morreu aos 81, de complicações cardíacas.
Tá dado o recado.
Anúncios

One Response to Homenagens

  1. Bony Daijiro Inoue disse:

    Assistí M.A.S.H a alguns anos, e achei ótimo. Muito inteligente, em se tratando de um filme produzido no auge da Guerra do Vietnã!
    Altman faz parte do seleto grupo de cineastas de ouro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: