Bienal do Livro em Natal

Sábado foi o último dia da incipiente Bienal do Livro na cidade do Natal.

Digo incipiente por dois motivos: a pouca amplitude e estrutura que deram a esse evento e o notado desinteresse do público.

Está certo que a falta de hábito da leitura no Brasil se deve, em boa parte, à mediocrização do público médio entregue a meios de comunicação rasteiros e aculturados, além, obviamente (e isso se deve à nossa enorme carga tributária) do alto preço dos livros em comercialização por aqui.

Uma vergonha nacional, se formos comparar com os nossos vizinhos mais próximos: Chile, Argentina e Uruguai.

Críticas à parte, compareci, junto com o amigo Benício, no sábado para um assunto de interesse pessoal: A literatura no universo dos Blogs.

Ocorreu palestra do escritor pernambucano radicado em São Paulo Marcelino Freire e do jovem escritor potiguar Patrício Júnior.

Dizia respeito à possibilidade de divulgação do trabalho literário a nivel de internet, notadamente por via dos sites pessoais (blogs)difundidores da liberdade artística e independentes da veiculação da grande mídia para se promover.

Importante destacar essa independência adquirida de uns 5 anos pra cá, do público leitor de internet, em relação aos grandes meios de circulação. Prova disso é a força que o meio virtual proporciona a cada dia, com a rápida e eficiente informação.

Fica à parte, também, pelo que apreendi da palestra, uma menção de Marcelino Freire sobre o público,que contabilizava umas 25 pessoas no máximo, na palestra:
Para mim não importa se estou falando pra três, vinte, trinta, 6 mil pessoas como em uma Bienal que compareci. O importante é sentir o interesse do público leitor, independente de sua quantidade, para fazer me sentir bem com o meu trabalho.

É isso mesmo o que eu teria a dizer pra vocês, caros leitores, não escondo a minha satisfação em divulgar o meu trabalho para um público pequeno, porém cativo, que dão credibilidade(se bem que pequena,hehe) ao meu singelo blog. Quanto a isso, muito obrigado a todos vocês, ilustríssimos gatos pingados.

😀

Indagações à parte, Segue link para os blogs de Marcelino Freire: O eraOdito o de Patrício Júnior, intitulado Plog

Tá dado o recado.

No mais,é isso.

Anúncios

2 Responses to Bienal do Livro em Natal

  1. brain of J disse:

    Ôpa!
    Pingou mais um gato (narcisismos à parte, a força da expressão me obriga!) no teu blog, companheiro!

    Obrigado pelos links, fuçarei-os em breve.

    E não fuja da raia, não! Tem glosa carecendo mote nos Discípulos de Sesyom! Mote esse trazido à baila pela vossa própria e incontestável autoridade!

    Abraços e até!

  2. Patrick Gleber disse:

    Ygor,

    Veja no meu blog a montagem que o governo boliviano fez com a imagem de um soldado brasileiro. É estarecedor. Aguardo sua opinião.

    http://www.blogdopatrick.br21.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: